11 de novembro de 2013

As marcas do amor de Cristo por você



REFLEXÃO PASTORAL em Isaías 53: 1-10 

1 - JESUS SOFREU POR VOCÊ (v. 3,5)
           A sociedade em que vivemos tem confundido amor com paixão e por isso temos visto relacionamentos destruídos, famílias desestruturadas e pessoas profundamente magoadas devido à falta do amor verdadeiro. Mas eu creio que a palavra de Deus é suficiente para entendermos sobre o significado do amor.
       Neste texto que lemos podemos observar uma profecia sobre o Messias que viria resgatar o seu povo. Vocês já imaginaram que amor é este que é capaz de sofrer injustamente no lugar do outro? Este é o amor de Jesus por você meu querido.
         Os psicólogos afirmam que a rejeição é uma das piores situações que o homem pode enfrentar, pois este não foi criado para viver isolado, mas em comunidade. Mas Jesus foi desprezado pelos homens e mesmo assim ele nos amou até o fim. O que você tem feito com este amor? Tem desprezado? Não tem dado valor a ele? A palavra de Deus nos diz em João 15:13  qual o amor que Cristo tem por mim e por você. Muitas pessoas podem gostar de você mas, nenhuma delas faria o que Jesus fez na cruz do calvário para lhe salvar. 
          A descrição do texto que lemos nos demonstra todo o sofrimento do nosso Senhor para nos dar prova do seu grande amor por nós. Um texto que devemos praticar para podermos evidenciar o amor de Cristo em nossas vidas está em Rm. 13:8 que diz: “a ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama ao próximo cumpriu a lei". Então, vamos praticar o amor não fingido e só de palavras, mas sim o amor que está disposto a fazer sacrifícios em prol do próximo. 

2- JESUS SUPORTOU AFLIÇÕES POR VOCÊ (v.7)
Ao ler este versículo eu me pergunto, como é diferente a maneira de enfrentar o sofrimento dentro da visão bíblica para o que se tem pregado em muitas igrejas hoje.  Falo isto com tristeza em meu coração, porque o que temos visto é que não podemos aceitar o sofrimento pois este é do diabo, da nossa falta de fé ou do nosso pecado. Mas ao nos depararmos com este texto vemos que Jesus mais uma vez nos ensina o significado do amor verdadeiro. E vemos o quanto estamos distantes do propósito do Senhor.
         O que significa suportar? Segundo o dicionário Aurélio quer dizer: ter sobre si, sustentar, aguentar, resistir. Gosto da definição sustentar pois entendo que foi exatamente isto que Cristo fez pelo seu povo. Ele sustentou todo aquele sofrimento sem blasfemar uma palavra contrária a Deus. E você que diante de qualquer dificuldade amaldiçoa o teu Deus? Eu quero que você entenda que não há maior amor do que o de Jesus pela sua vida e foi por isso que ele veio para nos dar exemplo de como devemos praticar o amor verdadeiro.   
       É importante notar que em nenhum momento na bíblia vemos Jesus reivindicando os seus direitos como filho durante o seu sofrimento. Que contraste com os dias de hoje no qual cantamos restitui, quero de volta o que e meu, sete vezes mais eu quero e tantas outras coisas que vão no sentido oposto ao de Jesus. Em 2 Tm 1:8 vemos o apóstolo Paulo dizendo: "participa comigo das aflições por amor ao evangelho".Vamos seguir o modelo bíblico ou o dos homens? Se você não foi consumido diante das tribulações é porque Cristo tem sustentado seus passos para não deixa-lo cair.Pense nisto!
 
3 - JESUS MORREU PARA RESGATAR VOCÊ (V.9,10)
Bem, eu não sei se vocês lembram do programa de Tv emergência 911 no qual uma equipe de resgate altamente preparada vinha salvar inocentes em situações de risco. Pois bem, neste momento eu gostaria que você meditasse em Jesus como este homem que vem nos salvar em momentos de perigo e muito mais que isso, ele é aquele que deu a sua própria vida para que pudéssemos ter esperança onde ela havia se perdido.
Que amor é este? No qual Cristo não poupa sua própria vida, porque quem merecia a cruz era eu e você. Mas a palavra de Deus em 2 Co 5:14,15 diz: “que o amor de Cristo nos constrange e se um morreu por todos, logo todos morreram e os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele por quem ele morreu e ressuscitou”. Que texto profundo e belo. Você quer marca de amor maior do que esta? Sinto lhe dizer que não existe. O preço que foi pago foi um preço que nenhum tesouro do mundo pode pagar. A palavra do Senhor diz que Jesus veio resgatar aquele que havia se perdido.
Jesus foi morto entre dois criminosos sem ter cometido erro algum já pensaram nisto? E mesmo assim demonstrou o seu amor no momento mais difícil de sua vida para com aqueles que lhe maltrataram. Em 1 Pe 2:21b diz: “Cristo morreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos”. Que Deus seja Louvado. Amém!

Pr. Marco Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário