16 de novembro de 2013

DESMASCARANDO OS ÍDOLOS DO CORAÇÃO - PARTE 1

 REFLEXÃO PASTORAL EM EZEQUIEL 14: 1-6
TEMA: DESMASCARANDO OS ÍDOLOS DO CORAÇÃO

      Geralmente quando pensamos em idolatria a primeira imagem que nos vem à mente são as esculturas forjadas pelas mãos humanas. Prontamente, respondemos com diversos textos bíblicos que são contrários a tal prática. Na maioria das vezes, os cristãos evangélicos não pensam na idolatria em nosso meio. Já que nós evangélicos só seguimos a bíblia e que a idolatria é uma atitude contrária à vontade de Deus.
        Entretanto, o capítulo 14 do profeta Ezequiel precisa ser compreendido a partir dos capítulos 12 e 13 que irá abordar sobre o motivo do povo ser levado para o exílio Babilônico no capítulo 12. Deus através de Ezequiel mostra para a nação por meio de simbolismo todo o sofrimento e humilhação que o povo irá passar no cativeiro. (LER Ez. 12:2,3,11). No capítulo 13 o Senhor traz uma palavra dura contra os falsos profetas de Israel que falavam palavras que Deus não havia dito e mais, mentiam ao povo com uma mensagem para agradar as multidões ao invés de pregaram o conselho do Senhor. (LER Ez. 13:2,3,10a). Esse é o pano de fundo do povo de Deus. 
 É importante pensar que cada época tem os seus ídolos sedentos de ofertas, agrados, devoção, penitência, vida e sangue. Eles subjugam seus adoradores ora pelo medo, ora pelas promessas de bem estar. Nosso tempo não é diferente. O grande reformador do século XVI o teólogo João Calvino disse que: “o coração humano é uma fábrica de ídolos”. E de fato ele não estava errado quando disse isto. As escrituras afirmam categoricamente o quão inclinado é o seu e o meu coração para substituirmos o nosso Salvador por ídolos.

Sucesso, Dinheiro e Sexo tem sido a tríade mais propagada pelos meios de comunicação como a única fórmula para a busca pela felicidade. Muitas pessoas diriam que essas são as chaves da felicidade e por isso depositaram sua fé cegamente nelas. Quantas pessoas vocês conhecem que são capazes de tudo para ficarem ricas e terem seus 15 minutos de “fama”? Com o advento da internet, não existe mais privacidade, já que todos querem dar uma espiadinha na vida alheia. 
No livro "Deuses falsos" Timothy Keller revela porque depositamos nossa fé em falsas crenças que, mais tarde, se transformam em pequenos deuses a nos controlar, incapazes de nos dar aquilo de que realmente precisamos. Nossa sociedade atual não é fundamentalmente diferente dessas antigas culturas. Cada uma delas é dominada por seu próprio conjunto de ídolos. [...] Podemos não ajoelhar fisicamente diante da estátua de Afrodite, mas muitas jovens e adolescentes de hoje são levadas a depressão e disfunções alimentares por uma preocupação obsessiva com o corpo.
Continua no próximo post...
 Pr. Marco Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário