22 de maio de 2012

O que é o evangelho? parte 2


1.4 – O conteúdo do evangelho (v. 3 e 4)
            Precisamos compreender que a essência do evangelho é o filho de Deus. Jesus é o centro do evangelho. As nossas mensagens precisam ser cristocêntricas. Nossas canções precisam revelar a grandeza de Deus. Hoje o que vemos em muitas canções evangélicas é o homem como sendo o centro de tudo. 
            Em muitas igrejas os sermões deixaram de falar de Jesus, de sua obra, do seu sacrifício e de sua volta. Falar da volta de Jesus nas igrejas hoje não dá ibope. Falar da morte, da ressurreição de Cristo e da sua maravilhosa graça não enche igreja. As pessoas precisam ouvir o verdadeiro evangelho e não uma imitação barata que envergonha os cristãos na sociedade por causa dos falsos mestres que estão na TV ensinando um evangelho mentiroso.
            Paulo fala de duas verdades fundamentais do conteúdo do evangelho que não podemos nos esquecer. O primeiro é a encarnação. Jesus veio a este mundo em carne. A encarnação de Cristo é um dos pilares do evangelho. Quando falamos da encarnação nos lembramos da humilhação de Cristo. Num determinado tempo da história Jesus veio ao mundo e se fez carne e nos substituiu na cruz do calvário para morrer por nossos pecados. A nossa pregação precisa falar disto. Senão não é evangelho.
            A segunda coisa é que Jesus ressuscitou. No verso 4 Paulo nos mostra que O filho de Deus se manifestou primeiro com fraqueza e depois com poder. Jesus foi o filho de Deus em fraqueza e humildade na encarnação. A ressurreição de Cristo marca o fim do sofrimento do Messias e o começo do seu senhorio eterno. A nossa mensagem precisa enfatizar a ressurreição de Jesus e o seu domínio sobre toda a ordem criada.
1.5 – O ALCANCE DO EVANGELHO (V. 5)
            O evangelho de Cristo é o poder de Deus para mudar o mundo. Esta mensagem tem na pessoa de Jesus o centro de tudo. O evangelho precisa ser pregado a todas as nações, tribos, línguas e povos. Os judeus pensavam que as boas-novas da salvação eram destinadas somente para eles. Eu e você precisamos compreender que a mensagem é para toda e qualquer pessoa. Independentemente de sua posição social, etnia, crença, se faz necessário reconhecermos que o evangelho é de Deus e não nosso. Somos apenas os proclamadores desta mensagem e não detentores dela.
            Preciso dizer que o evangelho é universal em seu alcance, mas não universalista em sua aplicação. Seu propósito é salvar apenas ao que crê em Jesus como Salvador e Senhor. Esta idéia de que todos os caminhos levam a Deus e que no final todos serão salvos, à luz das Escrituras é uma falácia. Por isso Paulo foi um grande missionário e pregador itinerante das boas-novas. Por isso invista em missões. A igreja de Jesus envia, mantém e ora pelos missionários(as) que estão nos campos evangelizando.
1º A IGREJA É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS (v. 6)
            Esta é uma verdade que precisa ser ensinada nos nossos púlpitos. Nós somos propriedades exclusivas de Deus. Eu e você pertencemos a Cristo e a mais ninguém. Quem está com Cristo jamais se perderá. Quem foi achado por Jesus tem total segurança de sua salvação porque ela não está fundamentada na minha e muito menos na sua mão, mas nas mãos poderosas do Senhor que é sustentador do universo.
2º A IGREJA É O POVO AMADO DE DEUS (v. 7)
            Meus amados irmãos(ãs). Nós somos amados por Deus. Este amor foi demonstrado desde a criação até a nossa reconciliação com Cristo para sempre. Ninguém pode nos separar deste amor. Não fomos nós que escolhemos a Deus, mas Ele quem nos escolheu e nos chamou pelo seu amor. Foi Ele quem nos amou primeiro e não o contrário. Estamos invertendo a ordem das coisas. Parece que Deus é igual supermercado. Quando eu me enjôo troco de mercado e vou pra outro. Com Deus não é assim. Este amor de Deus pelo seu povo dura pra sempre e nada nesta terra pode separar você Dele.
3º A IGREJA É CHAMADA PARA VIVER EM SANTIDADE (v. 7a)
            É impossível termos sido alcançados pela graça de Deus e permanecermos como éramos antes. Quem tem o Espírito Santo não tem prazer de viver na prática do pecado. Não estou dizendo que o cristão não comete pecados. Eu e você pecamos e muitas vezes desagradamos ao nosso Deus, porém nos sentimos incomodados em nossa consciência de que precisamos voltar aos caminhos de Deus e vivermos de maneira digna e honrosa. A igreja é chamada do mundo, para ser separada do mundo, mesmo vivendo no mundo, para vivermos exclusivamente para Deus no mundo como sal e luz. Todos os cristãos são chamados por Deus para viverem uma vida santa e pautada na palavra de Deus.
4º A IGREJA É O POVO QUE RECEBEU GRAÇA E PAZ DE DEUS (v. 7b)
            Se você pertence à igreja do Deus vivo, você já foi abençoado “com toda a sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo”. (Ef 1:3). É importante notarmos que tanto a paz quanto a graça fazem parte da vida da igreja e consequentemente do corpo de Cristo. A graça é o favor ou presente que não merecíamos receber, mas Deus em seu infinito amor nos presenteou assim mesmo. Oferecendo-se como pecado em nosso lugar. A paz é o estado de reconciliação com Deus dos nossos pecados através da graça recebida de Jesus. A graça é a causa da salvação; a paz, o seu resultado. Amém.

Marco Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário