14 de maio de 2012

O que é o evangelho? parte 1

TEXTO: ROMANOS 1:1-7
            A carta aos romanos é mais que um grande tratado teológico. Esta carta foi uma das últimas cartas escritas pelo apóstolo. E sem dúvida alguma os seus pensamentos estão muito mais amadurecidos nesta carta. Esta é uma das poucas cartas de Paulo que não é endereçada a pessoas, mas a uma comunidade. Sem dúvida alguma que a carta aos Romanos é a mais importante de todas as cartas do apóstolo Paulo. Ao olharmos para a história iremos verificar o quanto que esta carta influenciou o pensamento de grandes personagens cristãos. Podemos citar: Calvino, Lutero, Agostinho, Barth, Wesley e outros.
            Temos visto que infelizmente muitos lugares chamados de “igreja de Cristo” não pregado o verdadeiro evangelho. Antes, tem se beneficiado do evangelho com falsas promessas, falsos milagres e um culto centralizado em seus líderes e não na pessoa de Cristo. A carta aos romanos antes de ser um grande tratado teológico, ela é uma defesa do evangelho da graça de Deus e também qual deve ser a sua mensagem.
            O meu objetivo nesta exposição do capítulo 1:1-7 de Romanos é nos levar a refletir sobre qual a essência do evangelho, qual a mensagem que devemos pregar nos dias de hoje e as marcas desta igreja. Será que o evangelho mudou? Está ultrapassado? Será que esta mensagem não é mais o poder de Deus para transformar o ser humano? E o que tem sido pregado pelos líderes da mídia é o evangelho de Jesus? Que possamos sair daqui com o nosso coração gratos a Deus por termos sido alcançados pela mensagem poderosa do evangelho.
1 – AS MARCAS DO VERDADEIRO EVANGELHO
            Vivemos tempos difíceis na igreja brasileira no que diz respeito à pregação. Em muitos lugares a mensagem tem sido reduzida a sermões de auto-ajuda e de palavras de efeito que seduzem nosso coração com bajulações, mas que não transforma o caráter e que não o confronta com o seu pecado. Em outro extremo vemos também muita erudição e palavras poéticas dos púlpitos, muitas citações de autores de literatura, poesia e frases de grandes sábios. Palavras que massageiam nosso ego e alimentam apenas nossa mente mais não chega à alma humana. Bem longe destes dois extremos está o apóstolo Paulo que inspirado por Deus descreve com maestria o que é o evangelho. Seis verdades cruciais precisam ser destacadas nestes versos.
1.1 – Paulo era Servo de Cristo (v. 1)
            Esta palavra servo no original grego tem a idéia de escravo. Ou seja, aquele que foi comprado por um preço e que pertence ao seu senhor e está completamente à sua disposição. Um escravo não tem liberdade para fazer o gosta. Um escravo vive para agradar ao seu Senhor e lhe obedecer. Diferentemente nos dias de hoje onde vemos muitos cristãos mandando e dando ordens a Deus dizendo eu decreto, eu mando, eu determino. Tem igrejas que dizem até quando Deus vai curar as pessoas. Vemos pela TV pastores e líderes dando a agenda dos serviços religiosos que ela tem. Tem dia para tudo na igreja. Dia da cura, da prosperidade, da família, da libertação, etc.
            Ao contrário destas novidades, Paulo é escravo de Cristo. Sendo que ele não é escravo de um ser perverso e cruel. Ele é escravo daquele que o comprou com seu sangue e que o conquistou com sua infinita graça e seu imenso amor.
1.2 – Paulo foi separado para pregar o evangelho de Deus (v. 1)
            É importante notarmos que Paulo foi separado não para anunciar qualquer evangelho, mas o evangelho de Deus. Então, nem tudo o que ouvimos por aí é o evangelho puro e simples de Jesus. Existem muitos evangelhos sendo ensinados em nossas igrejas. São mensagens de homens e não de Deus. Elas não edificam o corpo de Cristo, pelo contrário, só causam divisão, dor e mágoas. No texto podemos identificar que a fonte do evangelho não é Paulo. Ele é apenas o mensageiro da palavra. O evangelho não é do Marco, do Moisés, do bispo, do Waldomiro ou de qualquer outra pessoa. O verdadeiro evangelho é de Deus. Toda a essência da palavra vem do próprio Deus.
            Nós não temos o direito de anunciarmos outra mensagem que não seja as boas-novas. A mensagem que devemos pregar é a palavra de Deus. Há muitos “evangelhos inventados ou distorcidos pelos homens. Esses evangelhos não passam de falso evangelho. O evangelho de Cristo é o próprio Deus revelado a nós. O evangelho não é uma resposta ao homem perdido, ele é a única resposta.
1.3 – O evangelho foi algo prometido desde o Antigo Testamento (v. 2)
            Nos enganamos quando pensamos que a mensagem de Deus para salvar o perdido começou com o advento de Cristo. O texto nos diz que essa mensagem nos foi prometida pelos profetas. Quer dizer que Deus não tem um plano B porque o A deu errado. O evangelho foi concebido desde a eternidade, anunciado por Deus na história, prometido pelos profetas, prefigurado nos sacrifícios judaicos e totalmente cumprido na morte e ressurreição de Jesus. No antigo testamento estava um prenúncio do que haveria de vir. O evangelho que Paulo anuncia é aquele prometido pelos profetas do Antigo Testamento e revelado aos apóstolos no Novo Testamento.
            Ouçam o que vou lhes dizer: eu e você não somos obrigados a crer em nenhum sinal, prodígio ou maravilha contemporâneo. Entretanto, eu e você somos chamados a crer no maior milagre de todos que foi a ressurreição literal de Jesus. Este milagre nós não podemos rejeitar. O apóstolo Paulo crê na suficiência das Escrituras para revelar o conteúdo do evangelho. Paulo diferentemente de muitos pregadores modernos, não aceita outro evangelho além daquele que foi revelado na Palavra de Deus. O verdadeiro evangelho está contido apenas na Bíblia.

Marco Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário