26 de julho de 2013

VOCÊ É UMA PESSOA HONESTA? parte - 2

   

     É impressionante como a cultura do jeitinho (sugiro a leitura do livro Jeitinho brasileiro do Roberto Damatta e do excelente Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda) está entranhada em nosso país. Essa "personagem" da cultura popular brasileira é tão comum, que a encontramos em piadas, livros, revistas, filmes, política, enfim, em todas as áreas da vida. O curioso nisto, é saber que esse tal jeitinho é visto como algo normal e até aceitável em nosso meio cristão evangélico. Na teoria somos contrários a corrupção, porém, quando fazemos um raio-x de nós mesmos, vemos que conceitos de certo/errado; moral/imoral acabam dando lugar a relativização dos absolutos em detrimento da honestidade.
     Vamos elencar algumas situações onde os jeitinhos acontecem na esfera pública/privada.Vejamos: a) pedir a um amigo(a) que trabalha no serviço público para auxiliar na expedição de um documento pessoal, de um alvará, de uma autorização ou da liberação de um financiamento; b) “passar a conversa” ou pagar R$ 30,00 (trinta reais) ao agente de trânsito para evitar uma multa; d) guardar lugar para amigo na fila de banco c) passar na frente da fila de estabelecimento público de saúde por conhecer médico plantonista; d) ter dois empregos públicos mas só trabalhar em um deles. Como interpretar essa situações à luz das escrituras? Como classificar esses ocorridos? Jeitinho, favor ou corrupção mesmo? Onde entra a ética cristã nestes casos?
     É lógico que esta construção do jeitinho brasileiro remonta a colonização portuguesa, o Estado absolutista português nos séculos XVI, XVII e XVIII, a miscigenação entre colonizadores, escravos e indígenas entre outros fatores. Porém, não pretendo me ater nestes aspectos históricos por não ser este meu propósito. A questão é que a  mentalidade do “jeitinho” suborna policiais, funcionários públicos, consegue diminuir prazos pagando “taxas extras”, e encarna o famoso bordão de que “brasileiro deve levar vantagem em tudo”.   Infelizmente, tal pensamento tem adentrado nas igrejas e consequentemente na mente de muitos pastores(as) que sem nenhum valor ético agem contrariamente aos valores do Reino de Deus e dão péssimo exemplo para os fiéis. Penso que alguns textos bíblicos podem nos ajudar em como precisamos agir na hora do jeitinho. Provérbios 10:2,4,9; 11:6; Romanos 12:17; 2 Co 8:21; Hebreus 13:18; 1 Pe 2:12; 1 Co 10:21.  Fiquem na paz de Cristo!

Pr. Marco Antônio

Um comentário: