19 de julho de 2013

DOIS CAMINHOS E DOIS DESTINOS - Primeira parte

Você gosta de caminhar? Já fez isso alguma vez na sua vida? Espero que sim! Além de saudável, ela é recomendada por médicos e professores em educação física. Quando eu era criança, adorava andar a pé com o meu pai. Ia com ele a pé para fazer compras, ir na praça, cortar o cabelo, passear na casa de alguém, pra ficar à toa, etc... Tempos bons eram aqueles. Entretanto, as cidades cada vez mais urbanizadas e perigosas tem nos tirado um pouco deste exercício paulatinamente e criado uma cultura da internet e de ficarmos sentados horas e mais horas na frente do computador e de videogames. Estamos perdendo a vontade de andar a pé para andarmos de carro.
     Na palavra de Deus encontramos no Salmo 1 duas caminhadas de vida com dois destinos distintos. Minha pergunta é: Qual caminho você tem feito? A ideia central do texto é de nos apresentar a vida como uma caminhada. Interessante notarmos que para os Hebreus, a vida era realmente uma caminhada. A forma como andamos aqui refletirá na eternidade. Qual estilo de vida você tem feito? Ele glorifica ao Senhor ou aos seus desejos e vontades?   
    A passagem bíblica é altamente didática. Prestem atenção! Três verbos surgem no versículo 1, a saber: andar, deter e assentar. Interessante pensarmos que em nossa caminhada de vida cristã muitas vezes agimos imprudentemente e por isso sofremos a consequência de nossos atos. 1º) Começamos a andar com os ímpios. Andar significar estar perto ou junto da pessoa. Quando andamos com pessoas erradas estreitamos nos laços afetivos e existenciais que acabam por dificultar de percebermos o erro do outro e de nós mesmos. Não é verdade? Isso é muito comum no namoro. Quantos de nós não conseguimos abrir mão de relacionamentos afetivos por não enxergarmos o quanto que estamos presos na relação?

Continua no próximo post....

Pr. Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário