5 de novembro de 2012

O QUE SIGNIFICA SER PASTOR(A) PRA VOCÊ?


            É lamentável assistirmos o que anda acontecendo no evangelicalismo brasileiro. Se já não bastasse às distorções do evangelho, temos que ouvir as bobagens ditas pela boca daqueles que são referência no meio evangélico. Parece que está faltando discernimento e bom senso entre os cristãos nas igrejas. Não é possível ouvirmos o absurdo que esta popstora diz sobre o ministério pastoral e acharmos graça conforme acontece na plateia.
            O que ela diz é a coisa mais absurda, desrespeitosa, preconceituosa e anti-bíblica que já ouvi. O que ela precisa de fato é ler a palavra de Deus e compreender o que significa realmente ser pastor(a). Se ministério pastoral para a Ana Paula Valadão é definido pelo porte físico, coitado do apóstolo Paulo que teve diversas privações de alimento por amor ao evangelho de Cristo conforme podemos ler em Fl. 4:12b “...tanto de fartura como de fome”. Porém, para a popstora este texto não deve fazer parte de sua bíblia, mas ele está lá meus queridos irmãos(ãs) e não podemos deixar de anunciar todo o conselho de Deus conforme está escrito em Atos 20:27 “porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus”.
            O ministério pastoral é descrito de diversas formas nas escrituras, porém, nunca iremos encontrar a tolice que a Ana Paula Valadão disse. Iremos encontrar algumas figuras bíblicas que mostram para nós o sentido de ser pastor(a). Vou listar algumas:

·         OBREIRO – 2 Tm. 2:15 “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade”.

·         LAVRADOR – 2 Tm. 2:6 “O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita”.

·         SOLDADO – 2 Tm. 2:3,4 “Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou”.

·         CONSTRUTOR – 1 Co 3:10 “Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói”.

            De acordo com estes textos podemos entender que ser pastor(a) é algo muito mais relevante do que ter uma barriga tanquinho e ser sarado.  Na bíblia, ser pastor(a) é algo nobre e honroso. (1ª Tm 3:1) “Se alguém aspira ao ofício de bispo, o mesmo deseja uma obra nobre”. Existem muito mais textos e figuras bíblicas para descrever o ofício pastoral. Entretanto, não iremos encontrar nenhuma recomendação apostólica ou do senhor Jesus afirmando que pessoas fora do peso não podem pastorear e liderarem o rebanho de Cristo.

            Não conheço pessoalmente a Ana Paula Valadão, mas, não posso deixar de refutá-la biblicamente. Não podemos nos calar diante do que ela e outros pospstores dizem por causa da $nção que eles próprios dizem ter.  A palavra de Deus precisa ser anunciada CusteoQueCustar.

            Na história do cristianismo iremos encontrar grandes personagens bíblicos que estavam fora do peso como: Moody, Lutero, Spurgeon entre outros. Porém, estes e outros foram gigantes na fé, na pregação bíblica e no amor por Cristo Jesus. Que Deus tenha misericórdia e que levante homens e mulheres que tenham compromisso com as escrituras e não com modismos gerados pela mídia consumista.

Marco Carvalho

 

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu comentário sobre esse vídeo.
    Jair

    ResponderExcluir
  2. Marco,
    partindo do entendimento que eu tive do que ela falou (sem entrar no mérito de quem ela é e o que faz e tal), tubo bem pra vc um pastor glutão?

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz Renato! A questão é que o comentário dela foi inadequado. Ser Obeso não desqualifica ninguém ao santo ministério pastoral. A propósito, a glutonaria também é pecado. Assim como o preconceito.

    ResponderExcluir
  4. ainda não vir a biblia a firmando claramente ministerio de pastora tenho duvidas ao respeito de pastora por favor me esclareçam isso nunca pode ser padras da igreja se padre liberá

    ResponderExcluir