13 de setembro de 2011

A origem de lúcifer tem base bíblica? parte 2

       Dando continuidade a origem de Lúcifer. Vamos continuar analisando o texto de Isaías 14:12-15. Nesta passagem encontramos um problema na tradução do nome de Lúcifer, o que acabou gerando uma grande confusão na interpretação deste texto. 
Podemos observar que o termo que a Vulgata e outras traduções utilizam para traduzir lúcifer, só aparece uma única vez em toda a escritura. E é justamente neste texto do profeta Isaías. A tradução Lúcifer significa de acordo com os léxicos: "luz da alva", "luz da manhã", luzeiro da manhã", estrela da manhã". Então, a princípio, este termo não é um nome próprio, apenas uma expressão simbólica, figurativa.
      O que ocorre é que a tradução da Vulgata Latina de São Jerônimo que foi escrita em Latim, usa a expressão "luz da manha" que no latim é traduzida pela palavra lúcifer. Só isso e nada mais. Então, meus amados irmãos e irmãs, lúcifer NÃO significa o coisa ruim, capeta, chifrudo, etc. Apenas "brilhante", "luzeiro". Fomos nós ao longo da história que interpretamos erroneamente e não a palavra de Deus que nunca falha.
O contexto da profecia de Isaías não nos diz nada sobre a Queda de Lúcifer. A profecia é enviada contra o Rei da Babilônia que havia capturado a nação de Israel, e que também dominava boa parte do mundo de então. Basta tão somente lermos todo o capítulo mencionado. 
       Vamos analisar um outro texto muito utilizado para se referir a queda de Satanás. O texto que encontramos em muitos manuais de teologia é o de Ez 28:11-19. Acompanhe na sua Bíblia e vamos juntos desmistificar essa confusão. Observemos o texto
 “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ónix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá”.
       Ao lermos este texto, podemos identificar logo de cara que o mesmo é rico em figuras e símbolos. O texto se refere apenas ao Rei de Tiro e não não a Lúcifer, Satanás, ou a sua queda. algumas razões do porque o REi de Tiro se achava um Deus. 1º sua cidade era a mais notável das cidades fenícias; 2º Eles adoravam muitos deuses; 3º Era uma cidade muito fértil; 4º tinha um comércio gigantesco conforme podemos perceber no capítulo 27, entre outras características. Se ignorarmos o contexto da passagem, iremos cometer o mesmo erro em relação ao texto de Isaías 14. Se lermos atentamente dos versos 1 ao 8, iremos identificar que a profecia está se referindo ao Rei de Tiro e da atitude do seu coração diante de todo o seu poderio.
      A idéia de um monte santo de Deus, era na verdade o "assento do REi de Tiro". Até porque através da arqueologia e da história conseguimos identificar que este Rei construiu sua fortaleza em uma ou duas ilhas rochosas do mediterrâneo. Continuamos no próximo encontro. Fiquem na paz!


Marco Carvalho


 






2 comentários:

  1. ENTÃO LUCIFER NÃO ERA O DIABO, ENTÃO ONDE ESTÁ O DIABO,O SATANÁS NA BÍBLIA? MARQUINHO ACHO QUE VOCÊ VAI TER QUE DAR UM INTENSIVÃO LÁ NA IGREJA RSRSRSRSRSRS.
    BEIJOS FICA NA PAZ!
    VIVIANE

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane! rsrs. Que isso! Vou colocar outros textos e você vai chegar a sua conclusão. Fica na paz também!

    ResponderExcluir