9 de setembro de 2011

A origem de Lúcifer - parte 1

   
    Quem já ouvir em algumas pregações que o pecado que derrubou Lúcifer foi o pecado da inveja? Que ele quis tomar o lugar de Deus e ser igual a Deus? Todos nós já opuvimos sobre isso. Ao ouvir isso a pergunta que vem a minha mente é a seguinte: Onde isto está escrito na Bíblia? Vamos analisar alguns "textos" que provam isto. O primeiro e talvez o mais utilizado seja o de Isaías 14:12-15 que diz: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo!”
    Não é necessário muito esforço para compreendermos que neste texto não há nenhuma menção a anjo caído como popularmente imagimanos. Se lermos o capítulo 14 todo conseguiremos identificar que o texto na verdade se refere apenas a um Rei, ímpio e perverso. A questão é que algumas traduções seguindo a Vulgata, tradução dos católicos romanos trazem "estrela da manhã" como Lúcifer. E como já se popularizou em nossa mentalidade cristã que Lúcifer é o coisa ruim. Pronto! Foi instalada a confusão. No próximo encontro continuo analisando este texto e outros. Até breve.

Marco Antônio

6 comentários:

  1. E ai cadê o Diabo??
    Quando foi que ele apareceu?? Antes ou depois do mundo ser criado???

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Vá acompanhando os outros textos que irei postando e vc chegará a sua resposta. Uma coisa de cada vez. rss. Só preciso saber o seu nome. Um abraço!

    Marco Antônio

    ResponderExcluir
  3. "ONDE ISTO ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA?"
    Há quase 10 anos procuro, porém nunca encontrei. Será que agora ficarei sabendo onde a Bíblia relata quando Satanás caiu do "céu"? Ou terei que continuar só com as informações do livro de Enoc?
    Estarei firme esperando os novos textos.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia fábio! Pode deixar. Muito boa sua reflexão. Espero que os próximos posts possam elucidar o assunto.
    Um abraço!

    Marco antônio

    ResponderExcluir
  5. NÃO ENTENDI, A ANOS VENHO PENSANDO QUE LUCIFER É O PRÓPRIO SATANÁS,E HOJE SE INSTALOU UMA CONFUSÃO NO MEU CABEÇÃO. ENTÃO EM QUE MOMENTO OUVE A QUEDA DO DIABO?

    ResponderExcluir
  6. Oi Viviane! Na verdade conforme está no texto, o que aconteceu foi uma interpretação equivocada dos textos. Continue acompanhando os outros textos. Fica com Deus!

    ResponderExcluir