19 de outubro de 2013

Pregação Bíblica: o remédio de Deus hoje e sempre



 
Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus  4.12).

            Vivemos dias difíceis nas igrejas, no que diz respeito à pregação da Palavra de Deus, e por isso somos desafiados a nos mantermos fiéis às Escrituras se de fato amamos a Palavra e o Deus da Palavra. Em muitos lugares chamados “igrejas”, o que menos se tem é a pregação fiel das Escrituras para alimentar o rebanho de Cristo. Muitas igrejas têm negligenciado este chamado e tem se preocupado mais com modismos, técnicas de marketing, estratégias de crescimento, etc. 
            O que temos visto em muitos lugares são igrejas doutrinariamente fracas e levadas por qualquer bobagem teológica. Infelizmente muitos líderes são os primeiros a abandonar a sã doutrina e abraçar um falso evangelho que não transforma, não liberta, não salva e não promove a graça de Deus. Estes estão mais preocupados em entreter o povo e lhes dizer o gostam de ouvir e não o que precisam ouvir.
            Segundo as Escrituras, Deus realiza o que Ele quer realizar, através da pregação (veja Isaías 55.10,11 e Atos 12.24). Isto significa que, se os pregadores querem que seus sermões sejam preenchidos com o poder de Deus, eles devem pregar o que Deus diz e não o que eles querem. A Bíblia tem muitos exemplos desse tipo de pregação e ensino: os sacerdotes ensinaram a Lei (Deuteronômio 33.10); Esdras e os levitas leram a Lei e deram o sentido dela (Neemias 8.8); e Pedro e os apóstolos expuseram as Escrituras e exortaram os seus ouvintes a responder com arrependimento e fé (Atos 2.14-41; 13.16-47). Por outro lado, Deus condena aqueles que “falam de sua própria imaginação, não da boca do Senhor” (ver Jeremias 23.16,18,21,22).
           A Igreja que prega a Palavra do Senhor, cumpre o sua vocação e  ministério ordenado pelo próprio Deus; para tanto, ela se prepara da melhor forma possível, usando de todos os recursos disponíveis que se harmonizam com os princípios bíblicos, recorrendo sempre ao auxílio do Espírito Santo na concretização de sua missão. Amém!

Pr. Marco Antônio




Nenhum comentário:

Postar um comentário