14 de setembro de 2011

A origem de Satanás - parte 3

     O nome "Satanás" é uma representação da palavra hebraica satan, significando aquele que é acusador no sentido legal. Ou seja, um queixoso que tem uma acusação a apresentar diante de um tribunal ou de alguém.
      Em Zc 3:1 lemos — Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
Ou seja, Satanás se opõe a nós, trabalha contra nós, ou "nos persegue", na tentativa de nos derrotar espiritual e moralmente. Neste sentido, Jesus chamou Satanás de homicida e de mentiroso, conforme está em Jo 8:44.
     Em Ap 12:9, João retrata Satanás como um grande dragão, uma representação que ressalta a sua natureza terrível. Esse mesmo verso identifica Satanás, também, como a serpente, numa referência a Gênesis 3, e como o diabo, que é outro nome bíblico comum para ele. Talvez, 1 Pe 5:8 nos diga o que mais precisamos saber a respeito de Satanás — O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
      Agora, reparem, a ênfase bíblica está no que Satanás é em relação a nós, ou seja, um inimigo. Algumas pessoas, entretanto, pensam que certos textos bíblicos nos dizem como Satanás veio a se tornar assim. 

2 comentários:

  1. ok, brother, concordo em parte com suas afirmações, ams nos textos clássicos que vc citou tem também outros problemas difíceis de explicar pela exegese, por exemplo: estavas no Éden, jardim de Deus"( bem, Tiro fica ao norte da palestina enquanto que o 'eden' ficava em algum lugar próximo à mesopotamia), "eras querubim da guarda ungido", e difilmente o autor, um judeu, se referiria ao "monte santo de Deus" como algum monte da fenícia...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! A questão é que o contexto das passagens nos indicam uma interpretação mais adequada sobre este assunto que cria muita confusão na cabeça das pessoas. Obrigado pela participação.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir