27 de junho de 2011

MARCHANDO PELO QUE?



              Na última quinta-feira aconteceu em São Paulo a marcha para Jesus. Não sei se de fato devemos comemorar tal evento gospel que é promovido pelo casal Hernandes e sua trupe. A começar pela estrutura do tal evento, me questiono das verdadeiras intenções desta marcha que ocorre há 15 anos. Explico. Mesmo não tendo participado de nenhuma marcha, (in) felizmente a acompanho pelos meios de comunicação durante alguns anos. O que vejo nestas grandes aglomerações de pessoas, são “cristãos” declarando, amarrando, expulsando, determinando, sei lá o quê em nome de Jesus. Mas não o Jesus revelado das escrituras e apresentado a nós pelos apóstolos. É um Jesus fabricado pelos vendilhões do templo e que em nada nos lembra o homem de Nazaré. Manso e humilde de coração.
            Nunca se viu tamanho analfabetismo bíblico em nosso solo. Nossas igrejas estão cheias de pessoas vazias. A tal marcha só reforça o tal descaso dos envolvidos em apresentar o evangelho genuíno do Senhor Jesus. São mercadores da fé e mestres em iludir os corações alheios e cheios de esperança de que dias melhores virão. Fariseus hipócritas! Em tempos onde o ter vale mais do que o ser, quem tem mostra o seu poder. Porém, não o poder de Deus, mas o político. Ali vemos os grandes figurões da fé revestidos de uma santidade que chega a dar pena.
              Temos sido tratados como massa de manobra nestas marchas. Pelo que marchamos? Qual o objetivo destas marchas? Como bem disse o poeta Lulu Santos “assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade”. Infelizmente tem sido este o significado destas marchas para Jesus em nosso território. Sem vontade, relevância, ética, moral, valores, graça e perdão.
              O evangelho é muito mais do que estes mercadores tem apresentado para nós. É uma pena que o que tem ganhado destaque nas grandes mídias são estes “evangélicos” que em nada se parecem com o Mestre, e devido a isto, somos todos colocados dentro de uma mesma vasilha. Que Deus tenha misericórdia desta gente inescrupulosa. O evangelho do Reino é silencioso com os que o abraçam, mas barulhento com os fariseus; doce com os que o saboreiam, amargo com aqueles que o vendem; loucura para os que crêem, escândalo para os ilusionistas da fé. Não será através de marchas que iremos alcançar esta sociedade tão carente de vida e significado, mas sim pelo nosso testemunho de vida.
         Que possamos caminhar lado a lado com Jesus e anunciarmos a graça de Deus revelada em através de seu filho nos corações destes que tem marchado sem direção e a passos largos para a perdição. Que sejamos sal e luz neste mundo e que manejemos a palavra da verdade com equidade. Soli Del Glória!

Marco Antônio

Um comentário:

  1. Muito bom (risos). Olha, estamos planejando levar um "turma" de blogueiros para protestar ano que vem em SP. Já tem gente fazendo isso, e pretendemos organizar outro grupo, ou aumentar o primeiro, enfim. Se quiser participar...

    Olha, não tomo café (só Nescafé, as vezes), mas já inclui seu blog na minha lista de "Eu leio", lá no Olhar Reformado.

    Abraços querido!

    ResponderExcluir