Na última quinta-feira aconteceu em São Paulo a marcha para Jesus. Não sei se de fato devemos comemorar tal evento gospel que é promovido pelo casal Hernandes e sua trupe. A começar pela estrutura do tal evento, me questiono das verdadeiras intenções desta marcha que ocorre há 15 anos. Explico. Mesmo não tendo participado de nenhuma marcha, (in) felizmente a acompanho pelos meios de comunicação durante alguns anos. O que vejo nestas grandes aglomerações de pessoas, são “cristãos” declarando, amarrando, expulsando, determinando, sei lá o quê em nome de Jesus. Mas não o Jesus revelado das escrituras e apresentado a nós pelos apóstolos. É um Jesus fabricado pelos vendilhões do templo e que em nada nos lembra o homem de Nazaré. Manso e humilde de coração.
Nunca se viu tamanho analfabetismo bíblico em nosso solo. Nossas igrejas estão cheias de pessoas vazias. A tal marcha só reforça o tal descaso dos envolvidos em apresentar o evangelho genuíno do Senhor Jesus. São mercadores da fé e mestres em iludir os corações alheios e cheios de esperança de que dias melhores virão. Fariseus hipócritas! Em tempos onde o ter vale mais do que o ser, quem tem mostra o seu poder. Porém, não o poder de Deus, mas o político. Ali vemos os grandes figurões da fé revestidos de uma santidade que chega a dar pena.
Temos sido tratados como massa de manobra nestas marchas. Pelo que marchamos? Qual o objetivo destas marchas? Como bem disse o poeta Lulu Santos “assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade”. Infelizmente tem sido este o significado destas marchas para Jesus em nosso território. Sem vontade, relevância, ética, moral, valores, graça e perdão.
O evangelho é muito mais do que estes mercadores tem apresentado para nós. É uma pena que o que tem ganhado destaque nas grandes mídias são estes “evangélicos” que em nada se parecem com o Mestre, e devido a isto, somos todos colocados dentro de uma mesma vasilha. Que Deus tenha misericórdia desta gente inescrupulosa. O evangelho do Reino é silencioso com os que o abraçam, mas barulhento com os fariseus; doce com os que o saboreiam, amargo com aqueles que o vendem; loucura para os que crêem, escândalo para os ilusionistas da fé. Não será através de marchas que iremos alcançar esta sociedade tão carente de vida e significado, mas sim pelo nosso testemunho de vida.
Que possamos caminhar lado a lado com Jesus e anunciarmos a graça de Deus revelada em através de seu filho nos corações destes que tem marchado sem direção e a passos largos para a perdição. Que sejamos sal e luz neste mundo e que manejemos a palavra da verdade com equidade. Soli Del Glória!
Marco Antônio
Muito bom (risos). Olha, estamos planejando levar um "turma" de blogueiros para protestar ano que vem em SP. Já tem gente fazendo isso, e pretendemos organizar outro grupo, ou aumentar o primeiro, enfim. Se quiser participar...
ResponderExcluirOlha, não tomo café (só Nescafé, as vezes), mas já inclui seu blog na minha lista de "Eu leio", lá no Olhar Reformado.
Abraços querido!