18 de novembro de 2013

Desmascarando os ídolos do coração - parte 2


         REFLEXÃO PASTORAL EM EZEQUIEL 14:1-6
           Porém, existem três verdades bíblicas para desmascararmos os ídolos do nosso coração.

A 1ª verdade é que desmascaramos os ídolos do coração quando...

I – TEMOS UMA MUDANÇA EM NOSSA MENTE – (VERSO 6a)

        Só iremos desmascarar os ídolos inúteis de nosso coração quando nos arrependermos diante do Senhor. O verdadeiro arrependimento gera profunda tristeza no coração do pecador a tal ponto dele não conseguir mais ficar bem com o seu pecado. A sua mente não suporta permanecer pecando diante de Deus e sua consciência não cobrá-lo por uma postura reta aos olhos de Deus. Somos chamados por Deus a vivermos em santidade a ele e de abandonarmos os ídolos do nosso coração e servi-lo com toda gratidão pelo perdão que Jesus nos deu gratuitamente através do seu sacrifício. No reino de Deus não espaço para o EU e sim para o nós.

A 2ª verdade é que desmascaramos os ídolos do coração quando...

II – FOCAMOS NOSSO CORAÇÃO EM DEUS (VERSO 6b)

      O salmo 1:1 nos faz um alerta importante. Observe que primeiro seguimos os conselhos dos ímpios (aqueles que não conhecem a Deus), depois copiamos sua conduta imoral e quando já nos familiarizamos com o pecado nos sentamos com eles. Ou seja, estamos em comunhão e aprisionados a eles. Não nos sentamos com aqueles que não criamos afeições e simpatia. Os ídolos do coração só satisfazem aquilo que já nos propusemos a colocar no lugar de Deus. Então, olhe para Jesus o autor e consumador de nossa fé. Mantenha seus olhos fitados em Jesus não se curve diante das adversidades que você tem enfrentado. Faça como Jesus quando foi tentado a dobrar seus joelhos diante de Satanás e lhe disse: “Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto”. (Mt. 4:10)

A 3ª verdade é que desmascaramos os ídolos do coração quando...

III – ABRIMOS MÃO DE NÓS MESMOS (VERSO 6 c)

          O texto usa uma palavra forte que se chama renúncia. Isso requer que eu e você abramos mão de nossos caprichos egoístas e mesquinhos em prol do Senhor. Eu e você precisamos desistir daquilo que nos escraviza e nos torna marionetes em suas mãos. A palavra de Deus declara em Filipenses 2:5-11. Jesus se tornou homem igual a nós para nos reconciliar com ele e para isso abdicou de sua realeza e habitou entre nós. Você sabe o que precisa abandonar para não ser mais guiado por deuses falsos. Não podemos servir a dois senhores. Decida Servir apenas a Jesus.

Pr. Marco Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário