17 de dezembro de 2012

O Jesus dos incrédulos - parte I


 
           Todo ano quando se aproxima da data do natal, diversas mídias vinculam em seus sites, revistas, periódicos, blogs, documentários, etc. Alguma informação “nova” sobre o nascimento de Jesus. A revista superinteressante todo ano traz alguma reportagem sobre a pessoa de Jesus Cristo. Geralmente, essas matérias ressuscitam temas antigos para fomentarem no coração dos novos crentes dúvidas a respeito da historicidade dos relatos miraculosos realizados por Jesus que estão relatados nos evangelhos. Quando não é isso, são questionados os evangelhos que fazem parte do cânon bíblico e que a igreja escondeu por séculos, ou na pior das hipóteses não quis colocar os evangelhos chamados apócrifos por apresentarem uma visão diferente do Cristo dos evangelhos aceitos pela igreja ao longo dos tempos.
            Em uma dessas revistas que pude ler (Editora alto astral) o título da capa é: O verdadeiro Jesus – Conheça o Cristo que a Bíblia não revela – ou não quis revelar. Como sempre ocorre nestas matérias sensacionalistas e de cunho jornalístico duvidoso e parcial, nunca encontramos o contraditório para que haja um debate de idéias sobre um determinado assunto. O que acontece sempre é que só um lado é ouvido na história. Você nunca vê escritores, historiadores, teólogos conservadores apresentarem suas exposições e defesas sobre a vida de Jesus numa perspectiva ortodoxa.
            Geralmente os críticos da Bíblia sugerem que os documentos do Novo Testamento não são confiáveis. Ao pensarem dessa forma, mostram-nos a falta de conhecimento teológico-histórico dos fatos ou são mal intencionados mesmo. Existem muitas evidências convincentes de que o NT é um documento confiável. O NT detém, mais que qualquer outro documento escrito da história antiga, o maior número de manuscritos de antiguidade bem atestada, com cópias bem feitas, escritas por pessoas que cronologicamente se encontravam próximas dos eventos registrados.
            Segundo Libânio a historiografia moderna assumiu alguns cânones da concepção empírica e busca a maior objetividade possível dos fatos. No entanto, não podemos negar a historicidade de Jesus que morreu crucificado sob a ordem de Pôncio Pilatos é factual e não um mito ou uma lenda religiosa conforme os autores da revista supracitada tentam demonstrar em seus argumentos. Se os autores da matéria não estivessem tão tendenciosos sobre este assunto e fossem honestos intelectualmente, reportagens como estas e outras seriam publicadas com mais responsabilidade. Historiadores e filósofos pagãos do 1º século que em nada teriam o que ganhar ao escreverem sobre Jesus referiram-se a ele como figura real e histórica.
           O que de fato acontece é o que a bíblia chama de incredulidade. O apóstolo Paulo em 2º coríntios 4:4 disse: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. Sem que haja a iluminação do Espírito Santo nos corações dos homens e mulheres não podemos receber o evangelho da graça.
Marco Carvalho


Um comentário:

  1. Excelente texto, Marco.
    Realmente é triste ver uma época tão linda, que é o natal, sendo tão menosprezada por essas revistas.
    A incredulidade é um dos maiores males da humanidade.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir