4 de agosto de 2011

Entre esperanças e incertezas


          Estamos começando mais uma jornada de idas e vindas neste novo semestre que se inicia. Já caminhamos metade desta trilha este ano. E nesta caminhada somos desafiados continuamente a refletirmos para que direção estamos indo. Aonde iremos chegar se continuarmos por este caminho? As perguntas são muitas e as inquietações que nos afligem dia após dia também. O que fazer diante de tantas incertezas e frustrações que as estruturas de poder tentam nos impor diariamente? Penso que o texto do evangelho de Lucas 24:13-35 tem muito a nos dizer quando estamos vivendo um fase de interrogações em nosso coração.
            Uma das grandes dificuldades dos seres humanos, e a de lidarem tranquilamente com o silêncio. O silêncio nos é perturbador e aflige nossa alma de tal forma que ficamos paralisados e muitas vezes sem sabermos ao certo o que fazer e que decisão tomar em momentos cruciais de nossas vidas. Aqueles discípulos se encontravam assim. Ainda que estes dois discípulos de Jesus conversassem entre si, havia um silêncio existencial que almejava por respostas concretas para o momento em que passavam. O mestre havia morrido. Então, como iremos dar continuidade e sentido a nossa própria existência?
            O que não podemos perder de vista é que ainda que os discípulos estivessem com seus corações tristes e aflitos, eles não se esqueceram do referencial que Cristo havia deixado neles em vida. Pois os mesmos conheciam perfeitamente quem era Jesus quando disseram: “varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo”. Nesta caminhada de incertezas que as circunstâncias nos colocam, devemos também discernir os tempos e termos os olhos abertos para aquilo que está ao nosso redor. Não devemos ser néscios e tardos de coração para compreendermos que aquele que está bem perto de nós estará sempre apto a nos ouvir e aquecer nosso coração com palavras que dão vida e significado para aqueles que a ouvem e a praticam.
            Nossa esperança é que neste novo semestre, ainda que alguns desafios e dificuldades possam se avolumar, que todos nós possamos ter o nosso coração renovado pela presença do Cristo ressurreto na vida de homens e mulheres que de fato queiram fazer a diferença neste tempo cheio de incertezas. Que a paz de Deus esteja sobre todos. Amém. 

Marco Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário