1 de julho de 2011

Os seguidores de Mamon e os profetas do fim do Mundo


                 
          O que é ser evangélico hoje em nosso território? O que caracteriza ter este nome na sociedade? O que as pessoas pensam a nosso respeito quando observam os mais variados escândalos e falcatruas envolvendo crentes? Não sei você, mas eu sinto vergonha de ser comparado com estes estelionatários da fé. São como lobos vorazes que não poupam o rebanho e se escondem por detrás da fachada de evangélicos.
            São guias cegos guiando uma multidão de homens e mulheres a passos largos para a alienação e distanciamento de Deus e sua vontade. Como bem disse o profeta Jeremias “os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja meu povo” (Jr 5:31a). A situação é mais grave do que podemos imaginar, porque não só proferem engodos, mas o povo gosta da mentira. E aqui tem sido um dos grandes problemas das igrejas evangélicas no Brasil, salvo exceções. O povo parece que gosta de ser iludido com falsas promessas e milagres mirabolantes destes falsos profetas. A impressão que tenho é que as multidões ficam entorpecidas com o que lhes é dado em suas reuniões, a tal ponto de não discernirem o certo do errado.
            Nestas igrejas os temas principais giram em torno de dízimos, ofertas e escatologia. Numa visão distorcida sobre a volta de Cristo, os profetas do fim do mundo surgem aos borbotões quando acontece uma tragédia. São rápidos em descreverem com destreza os sinais dos tempos, mas incapazes de reconhecerem o Senhor do tempo e os seus sinais de graça, perdão, amor e misericórdia. São mestres em extorquir a fé alheia e de se aproveitarem da miserabilidade dos outros a fim de extirpar a única coisa que muitas vezes ainda lhes resta, a fé. Uma fé simples e às vezes ingênua, que na busca por soluções práticas para suas vidas acabam sendo enganadas por esses inescrupulosos da fé.
            Que Deus levante homens e mulheres que tenham o engajamento com a verdade das escrituras e que não se rendam a mamon. Ao invés de anunciarmos o fim, que sejamos proclamadores de um novo começo. Que sejamos aqueles(as) que denunciem o enriquecimento ilícito, a falcatrua em nome de Deus, a manutenção do status quo da religião, da alienação bíblica e da soberba humana. Assim como foram os profetas bíblicos, que possamos nos levantar para anunciar as boas novas de paz e de graça aos corações daqueles que estão cansados de serem alimentados por um falso evangelho. Amém.

Bel. Marco Antônio


3 comentários:

  1. Com certeza, há muitos charlatões no meio na igreja de Cristo, principalmente líderes (pastores). E ao meu ver o principal motivo se chama "dinheiro". Pastores se vendem e faz negócios com as vidas que confiam neles. Mas um dia todos estaremos perante o Justo Juiz.

    ResponderExcluir
  2. É verdade meu amigo. Que jamais possamos nos render ao deus deste século. Fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente enncontramos pessoas que se intitulam escolhidas por Deus deixando o próprio Deus de lado e dando o primeiro lugar ao dinheiro....
    Temos que andar na contramão dessa Teologia completamente errada....

    ResponderExcluir