20 de junho de 2011

Jardim: Que lugar é este?

             Estive pensando sobre o significado do jardim na vida daqueles que o possuem. Ainda que eu mesmo não o tenha fisicamente, acho que ele tem uma relevância importante para aqueles que o cultivam. Acredito que no jardim da vida podemos encontrar caminhos para construirmos um mundo possível.
              No simples fato de cultivarmos um belo jardim encontramos elementos de espiritualidade latente para quem se delicia com a simplicidade que os detalhes dele podem nos apresentar. Um dos primeiros passos a ser tomado para termos um jardim é a terra. Sem ela a construção do nosso jardim torna-se impossível. A terra é o chão onde pisamos e plantamos nossas sementes de vida aonde podem crescer tanto flores quanto cravos onde os espinhos sorrateiramente nos causam dor. Não é assim a nossa trajetória no seguimento de Jesus? Muitos gostariam de ter seus jardins, mas nem a terra para construir eles tem. Mas temos o sonho. E é ele que nos leva a continuar o projeto de termos um jardim. Os nossos sonhos são como os reflexos da alma que carecem de cuidado e atenção.
                Depois que temos a terra precisamos das flores para colorir este mundo em que estamos. O nosso jardim desnuda nossa alma, pois a forma como o montamos e o cultivamos demonstra quem verdadeiramente somos. Quando estamos no jardim, não há espaços para máscaras ou peças teatrais bem elaboradas. Porque ali nos colocamos no pó da terra e revelamos nossa interioridade através dos detalhes desta construção. Quem sabe o seu jardim não esteja precisando de um pouco mais de cor. Acredito que essas cores no seguimento de Jesus nos apontam para a diversidade na existencialidade. Aqui é onde homens e mulheres se encontram e se fraternizam na busca da unidade que Ele disse ser possível como descrito no evangelho de João.
               Outro elemento e não menos importante no processo de construir um jardim é a água. É ela que dá o brilho e alimenta o solo para que nosso jardim continue a florescer. Importante salientar que a quantidade de água é primordial na preservação do jardim, e mais do que isso é o equilíbrio no uso da mesma. Água demais ou de menos pode prejudicar o belo jardim que você tanto almeja. Isto nos remete na proposta de Jesus, pois quem dá o crescimento é o Cristo ressurreto e não nossos recursos que muitas vezes não revelam os valores do Reino. A beleza do jardim não está na estética, mas sim na ética. Ela não está naquilo que está fora, mas no que se faz dentro.
   Os especialistas em jardins dizem que uma boa rega não deve ser medida em termos de quantidade, mas sim de profundidade. Que belo exemplo para nós que pretendemos cultivar um jardim, que na verdade é nossa própria vida. Que sejamos profundos na prática de nossa espiritualidade e que esta seja cultivada em solos onde estejam enraizados o amor, a comunhão, o perdão, a fé e a graça.
 Marco Carvalho

Um comentário:

  1. Plantar é difícil, manter ainda mais... Muito bem escrito, passou de maneira poética sua idéia. Quero seu livro hein Marcão

    ResponderExcluir