11 de novembro de 2011

Rompendo com as dificuldades da Vida - Parte 1


       
        Na caminhada cristã iremos encontrar vários percalços circunstanciais que nos levarão a pensar em desistir. Em algum momento da existência às coisas não irão tão bem o quanto imaginamos. Todos nós passamos por “dias maus”. O que nos leva a esfriarmos na fé a tal ponto de pensarmos em desistir da jornada? Muitos são os motivos que poderíamos listar. Contudo, penso que o principal motivo seja a falta de uma compreensão mais profunda de quem Deus é. A vida cristã tem seus altos e baixo é verdade, mas quando perdermos ou deixamos obscurecer o nosso entendimento sobre quem é Deus através da iluminação do Espírito Santo, tudo fica mais complicado. O ponto aqui não é um abandono da fé, mas um esfriamento espiritual que abala todo cristão por mais fervoroso que seja.
         Existe no ser humano um vazio existencial que precisa ser preenchido seja através da religião o não. Não pensem que o ateísmo também não seja uma forma de preencher este vazio, através da razão, da ciência e do naturalismo filosófico. No salmo 42 encontramos um homem sedento por Deus e carente de significado. O texto tem um sentido de desespero por uma resposta imediata. Porém, não qualquer resposta, mas algo que preencha o vazio que o aflige. A sua alma estava angustiada num deserto de incertezas e contradições. Quantas vezes não nos sentimos assim?
O salmista abre o seu coração diante de Deus e fala abertamente o quem atormentado sua alma. “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite”. É muito provável que o salmista estivesse longe de Jerusalém. E estar longe de Jerusalém é o mesmo que estar longe da presença do Senhor. Jerusalém representava toda a segurança e arcabouços necessários para a fé do salmista. Quando perdemos nossa identidade ficamos desesperados porque sentimos uma sensação de falta de pertença e de identificação. Possivelmente era assim que se encontrava o salmista diante daquela situação tão terrível.    
Em tempos de crise e frieza é sempre bom lembrar-se da fidelidade de Deus e ver o futuro na perspectiva do Senhor. Precisamos fazer um exame do nosso coração diariamente. A nossa satisfação e deleite deve estar em Cristo e em mais nada. Ele nos é suficiente. Por isso é tão urgente nos dias atuais resgatarmos com clareza quem é Deus e o significado de sua obra redentora para evitarmos cair nas armadilhas do relativismo e da subjetividade cristã contemporânea.
Marco Carvalho

5 comentários:

  1. Fala Marcão! Muito bom!
    A cada dia tens aperfeiçoado mais. E isso é muito bom. Continue assim, alcançando cada vez mais vôos altos e melhando em águas mais profundas das almas e da vida. Deus continue te abençoando!
    Everton Belém

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo Ewerton. Que a graça de Deus possa transbordar em sua vida e família.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marco! Adorei. Que possamos ter a consciência de que nunca estaremos só. Que precisamos perseverar e ter a certeza de Deus é nosso único caminho; de que momentos vazios que às vezes passamos fazem parte também de um aprendizado; é a ceteza de que não podemos parar; é ir em frente e olhando sempre para o alto, que é de onde vem nosso socorro.
    Vilka

    ResponderExcluir
  4. oi Marco, são coisas como essas que precisamos ler e ouvir, pois as vezes fica muito difícil, um grande abraço pra você e a Cris !

    ResponderExcluir
  5. Olá vilka. Obrigado pelas palavras. Desculpe a demora para responder. Que Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir