21 de novembro de 2011

E a consciência negra....

 
          Ontem foi o dia da consciência negra para quem não sabe. Ainda que muitos cristãos evangélicos não dêem muita atenção para este dia, ele representa um marco histórico que precisa todo ano ser lembrado em nossas orações e mensagens sempre que possível.
       Contando um pouco de história, esta data ficou estabelecida pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. O dia 20 de novembro não foi escolhido a esmo. Nesta data no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do quilombo dos Palmares. Uma homenagem mais do que justa, pois este personagem representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil colonial. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e de certa forma a expressividade da cultura africana aqui no Brasil.
      Em dias em que os “evangélicos” brigam no congresso para criarem o dia do evangélico, os mesmos deveriam promover em suas comunidades de fé um espaço para reflexão e debate contra qualquer tipo de preconceito. Seja ele racial, social, religioso ou de gênero. Lembremo-nos de que em Cristo não há muros que nos separam e sim pontes que servem de travessia ao encontro do outro.  Como disse o apóstolo Pedro: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz; (1 Pe 2:9). Vemos aqui o sacerdócio universal dos cristãos. Não há na lógica do novo testamento Clero e Leigo; Negros e Brancos; homens e mulheres; pobres e ricos, somos todos iguais diante de Deus. Diferentes em etnia ou papéis que desempenhamos mais dignos diante do Cristo.
         Assim como Zumbi foi para Palmares e pelo direito da liberdade dos negros, que nós cristãos possamos lutar contra as desigualdades e injustiças deste mundo tenebroso. Se analisarmos atentamente, veremos que existem muitos quilombos que precisam de novos Zumbis com voz profética e resistam contra aqueles que tentam silenciar a voz da liberdade. Que Deus nos abençoe.

Marco Carvalho

2 comentários:

  1. E essa data foi quase esquecida pq. não foi feriado! Caiu num domingo!! O povo só dá valor quando é feriado!

    Que Deus te abençoe. beijos no coração!!!

    Val Leaubon

    ResponderExcluir
  2. Oi Val. Nós brasileiros temos a mania de esquecermos da nossa gente muito facilmente.

    Um abraço!

    ResponderExcluir