28 de agosto de 2012

PLANTANDO HOJE AS ALEGRIAS DE AMANHÃ - PARTE I

 
REFLEXÃO EM GÁLATAS 6:1-10

Plantar alegria num mundo tão perverso como temos visto não tem sido uma tarefa simples. O meu desejo neste texto é que ao lermos possamos desfrutar de algo maravilhoso da palavra de Deus para o seu coração. Como plantar hoje para obtermos alegria amanhã?

I – CARREGANDO OS FARDOS UNS DOS OUTROS (v. 1-5)

            O legalista não está interessado em carregar fardos. Em vez disso, coloca ainda mais fardos sobre os outros (At 15:10). Esse era um dos pecados dos fariseus do tempo de Jesus: "Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-Ios" (Mt 23:4). O legalista é sempre mais severo com outras pessoas do que consigo mesmo, mas o cristão guiado pelo Espírito exige mais de si mesmo do que dos outros, para que possa ser capaz de ajudar os outros.
             O termo surpreendido indica que não se trata de um caso de desobediência deliberada. Por que Paulo usa essa ilustração? Porque nada revela de maneira mais clara a perversidade do legalismo do que a maneira como os legalistas tratam aqueles que pecaram. Podemos nos recordar do caso dos fariseus que arrastaram até Jesus uma mulher que havia sido pega em adultério no evangelho de João capítulo 8. Os legalistas não precisam de fatos; precisam apenas de suspeitas e boatos.
            O termo "corrigir" também pode ser traduzido por "restaurar" e, nesse contexto, significa "reparar, consertar uma rede ou um osso fraturado". Eu e você somos chamados por Deus para o ministério da reconciliação e não o da acusação. Não devemos ficar legislando sobre a vida dos irmãos que caem em pecado.
            A maneira como essa restauração deve ser feita é com mansidão e não com aspereza ou dureza. Quando alguém se quebra, desvia ou cai, precisa de mansidão e cuidado e não de uma imposição. Em Mateus 18.15, lemos: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão”. O objetivo não é condenar ou livrar-se de seu irmão, mas ganhá-lo.
            É interessante que, ao longo dessa carta de Gálatas, o apóstolo Paulo fala várias vezes contra a idéia de seguir o legalismo judaico para ser salvo. No entanto, no versículo 2, ele diz para cumprirmos a lei de Cristo: Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. A lei à qual o apóstolo faz referência nesse versículo é a lei do amor incondicional e não a tradição religiosa.
            Nos versos 2 e 5 parece existir uma contradição. Porém, esta aparente contradição é explicável pois são usados dois termos gregos diferentes, o primeiro é traduzido por cargas e o segundo, por fardo. Em Gálatas 6:2 a palavra significa "uma carga pesada", enquanto em Gálatas 6:5 descreve "a mochila de um soldado". Devemos ajudar uns aos outros a carregar os grandes pesos da vida, mas há certas responsabilidades pessoais que cada um deve carregar sozinho. "Cada soldado deve levar sua própria mochila". Existem responsabilidades na caminhada de vida cristã que não podemos transferir para outros. Ler a palavra, orar, ter uma vida em santidade, educar os filhos, escolha de um emprego, etc. Podemos receber conselhos mais a decisão é pessoal e intransferível.
            O cristão guiado pelo Espírito aborda a situação com um espírito de mansidão e de amor, enquanto o legalista demonstra uma atitude de orgulho e de condenação. O legalista não precisa "guardar-se", pois finge que jamais seria capaz de cometer tal pecado. No entanto, o cristão que vive pela graça sabe que ninguém está livre de cair. "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia" (1 Co 10:12). Sua atitude de humildade é decorrente da consciência das próprias fraquezas.
 
Continuamos no próximo post...
 
 Marco Carvalho


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário