30 de março de 2012

O caminho para maturidade espiritual



             A carta aos Hebreus é que trata da pessoa de Cristo de forma grandiosa. Podemos afirmar categoricamente que a Cristologia é o assunto em questão. Esta carta descreve com muita propriedade a obra, a missão e a supremacia de Cristo sobre todas as coisas.
            Não sabemos quem foi o autor desta carta. Embora a tradição cristã considere o apóstolo Paulo como o escritor desta carta, não há evidências concretas para tal afirmação. Podemos dizer que esta carta teve três propósitos fundamentais, a saber: convencer os seus leitores sobre a supremacia de Jesus Cristo sobre todo o sistema religioso do Antigo Testamento, como agente da perfeita revelação de Deus, superior aos anjos, a Moisés e à Lei, aos sacerdotes e a todo o sistema religioso, com seus sacrifícios e cerimônias; advertir-nos a permanecermos firmes na fé, nos fazendo desistir de retornar ao sistema religioso antigo; terceira e última coisa, ajudar com seu ensino para que crentes judeus firmados em Jesus, adotassem as normas de comportamento ético compatíveis com a fé cristã.
            Podemos observar que neste capítulo, o autor entende que pelo tempo de caminhada de vida cristã, esses cristãos já deveriam ter-se tornado adultos na fé, porém o que vemos é justamente o oposto disto. Eles já deveriam ter compreendido que o judaísmo já havia sido consumado na pessoa de Jesus e que Ele tem a primazia sobre tudo.
            Contudo, o que vemos hoje em muitas igrejas ditas evangélicas são na verdade um retorno ao antigo sistema religioso judaico. Diversos rituais e sacrifícios são feitos nessas igrejas com o intuito de escravizar e gerar medo em mentes e corações de incautos e inexperientes na fé. É um retorno moderno à idade média onde o pavor e a punição pelos pecados são estimulados por esses mercadores da fé que inutilizam o sacrifício perfeito de Jesus na cruz do calvário por nós.
            O autor da carta os exorta a crescerem, pois eles eram “tardios em ouvir” (Hb 5:11). Esta expressão significa que eles eram preguiçosos, indispostos em relação a esforçarem-se em alcançar o conhecimento. Quantos cristãos são negligentes em sua vida espiritual? Não oram, não leêm as escrituras, não cultivam uma vida de santidade e piedade. Se não tivermos uma compreensão adequada de quem é Jesus seremos levados por todo vento de doutrina de homens gananciosos cujo seu deus é o dinheiro.
            Outra exortação que o autor faz é que devemos prosseguir em crescer na fé cristã. No texto temos a impressão de que aqueles cristãos estavam vivendo uma religiosidade rotineira e sem a chama do Espírito Santo em seus corações. (Hb 5:12-14). Muitos jovens e adolescentes se afastam dos caminhos do Senhor por não terem sido instruídos na fé, se desviam e ingressam nas universidades cheias de dúvidas em relação a sua fé, principalmente quando são confrontados com falsos fundamentos filosóficos que são muito bem estruturados e que nos fazem desistir de Jesus e de sua palavra.
            Por isso, devemos deixar os ensinos básicos da fé e nos aprofundarmos em conhecermos mais da palavra de Deus conforme diz o autor em (Hb 6:1). É interessante percebermos que o autor não diz que devemos deixar de crer nos rudimentos, entretanto, somos convidados a não permanecermos parados. É necessário irmos além daquilo que estamos acostumados a ouvir, pois, somente assim iremos alcançar a maturidade na vida cristã.
            Charles Swindoll escreve em seu livro chamado perseverança algo muito elucidativo sobre este assunto. “O que é um sinal de maturidade? Praticar o que se ouve. Mediante a prática você amadurece. Uma coisa é envelhecer no Senhor, mas outra bem diferente é crescer no Senhor. Há muitos que vão de igreja em igreja, de uma confe­rência bíblica para outra, enchendo caderno após caderno de notas, mas que continuam sendo as pessoas mais mal-humoradas, difíceis e irresponsáveis que você conhece. Por quê? Porque não praticam aquilo que ouvem”.(pág. 8).
            A maturidade espiritual acontece no caminho e não em um passo de mágica. Não são necessários intermediadores entre Deus e os homens como acontecia na antiga aliança. Atualmente vemos ilusionistas da fé que tentam ocupar o lugar de Jesus na vida das pessoas. Estes são os que se alimentam do desespero e da dor de milhares de homens e mulheres que na busca da felicidade ainda que momentânea, ficam aguardando de boca aberta as migalhas destes inescrupulosos.
            Tenha certeza de que Deus deseja que todo o crente atinja a maturidade espiritual. Sua Palavra nos instrui: "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo..." (II Pedro 3:18). O teólogo MacArthur diz que “A cada dia, podemos progredir em nossa vida espiritual, prosseguindo num conhecimento mais pleno, mais alto, mais pessoal e experimental de Deus e de Cristo”. Que possamos buscar em conhecer mais o nosso Deus.
Marco Carvalho


22 de março de 2012

OS BENEFÍCIOS QUE A PALAVRA DE DEUS TRAZ EM NOSSA VIDA - PARTE 3


continuando nossa exposição em salmos 19, concluimos estas reflexões nesta terceira parte.


V – PERMANECE PARA SEMPRE (V.9)
            No texto observamos que o temor ao Senhor é puro. Temor significa nesta passagem uma grande admiração por Deus e a palavra puro significa ausência de contaminação, sujeira ou imperfeição. Isso quer dizer que a palavra de Deus é relevante para todos, em qualquer época da história.
         Pode ter certeza que você irá encontrar paz para o seu coração. A palavra jamais ficará desatualizada. Muitos pensam que a Bíblia não oferece respostas ao homem pós-moderno, acham ela antiquada e sem uso. Ela contém tesouros eternos e sempre saciará sua sede.
         A palavra de Deus não precisa de atualização, reedição ou refinamento. Seja qual for o tempo ou cultura em que você vive, ela permanece atual e relevante. Seja qual problema que você esteja enfrentando: família, filhos, casamento, mágoa, perda, etc... A palavra de Deus lhe dará um porto seguro e de tranqüilidade sobre sua vida.
VI – OFERECE DOÇURA PRA SUA ALMA (V.10)
         Se você tem recebido palavras amargas sobre sua vida, não perca a esperança e não diga que acabou. O jogo da vida só termina quando o Criador do universo diz que acabou. As escrituras são mais preciosas do que qualquer tesouro nesta terra. Ela é suficiente para cada necessidade da vida humana. O chocolate amargo pode ser gostoso, mas uma vida amarga é dolorosa.
         Não existe nada tão amargo na sua vida que a palavra de Deus não possa torná-la doce. Se o mundo, as pessoas, seu marido, sua esposa, seus filhos tem machucado você e lhe dado amarguras no seu coração, lembre-se a palavra de Deus traz cura para sua alma.  Ela adoça seu paladar amargo e deixa sua vida mais doce. Amém.

Marco Carvalho

E a luta continua companheiro!



          Temos acompanhado nesta semana uma briga entre dois líderes das maiores denominações neopentecostais do cenário brasileiro. O Bispo e o “apóstolo” tem se utilizado do que eles tem de “melhor” para defenderem seus pontos de vista (a mídia). O pior disto tudo são as manipulações dos textos bíblicos para se colocarem como vítimas e de iludirem o povo tão sofrido e carente de tudo neste país.
            Se já não bastasse o desserviço que ambos tem prestado a igreja evangélica brasileira, os dois corruptos tentam desesperadamente recuperar o terreno perdido um para o outro. Assim como foi mostrado na “reportagem” da Record os fiéis são tratados como cabeças de gado e que servem apenas para eles comerem e se fartarem da gordura das ovelhas que não tem pastor. Um texto muito elucidativo sobre a realidade da sociedade brasileira e infelizmente das igrejas é o de Isaías 5:8-30 onde podemos ler as advertências do Senhor contra as iniquidades e engodos que estavam sendo cometidos na nação de Israel. Que Deus tenha misericórdia de seu povo.
            Esta história entre estes dois empresários da fé parece filme. O aluno aprende com o seu mestre todas as técnicas, mas, o golpe fatal somente o mestre sabe fazer, e este ele não ensina a ninguém. O “apóstolo” tem sentido o golpe de seu mestre e vai tentar contra-atacar utilizando a religião e a bíblia para se defender. Em todos os programas vemos este sujeito utilizar-se das escrituras sem nenhum critério hermenêutico para legitimar suas práticas religiosas para seu próprio benefício.
            Em história não se trabalha com o se, porém, acredito que continuaremos a ver mais acusações e ataques verbais de ambos. O triste, e quem sofrem nisto tudo são os cristãos verdadeiros que passam a ser confundido com eles e que ficam envergonhados de ver tamanha baixaria em horário nobre da TV.
            Vejam o que diz a nossa constituição no Art.220
§ 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
            O que estamos vendo é justamente uma emissora se utilizando de seu poder midiático para influenciar e monopolizar as informações em benefício próprio para enfraquecer a concorrência. Que estejamos atentos a isto.
            Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. Ou seja, traduzindo: para o mundo iurdiano (igreja universal) a empresa aqui é a igreja que busca dominar o comércio da fé.
            Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os seus preços podem ficar altos. Traduzindo: Os consumidores são os fiéis incautos que são ludibriados por essas empresas religiosas que tentam quebrar a concorrência para reinarem absolutas e poderem vender a salvação por preços mais elevados.
            Que tenhamos discernimento e maturidade para compreendermos o nosso tempo e que possamos levar as nossas mentes cativas à palavra de Deus.

Marco Carvalho

20 de março de 2012

OS BENEFÍCIOS QUE A PALAVRA DE DEUS TRAZ EM NOSSA VIDA - PARTE 2



continuando nossa reflexão em Salmos 19....


III – TRAZ PROFUNDA ALEGRIA (V.8A)
            Outra dificuldade numa sociedade de consumo, é que confundimos alegria com ter presentes, ter coisas concretas. Tem gente que acha que para serem felizes elas precisam se casar, comprar um carro, uma casa, um bom dinheiro no banco. Nos esquecemos que podemos ter isso tudo, mas se não tivermos a presença de Deus em nosso coração, sentiremos um vazio profundo em nossa alma. Quantas pessoas você conhece que tem tudo isso e não sentem alegria e que dariam tudo para terem o que somente a palavra de Deus faz em nossa vida.
         Os preceitos de Deus são orientações e princípios para o nosso caráter e nossa conduta. A verdade da palavra nos abre os olhos e nos revelam a verdadeira alegria que é produzida pelo Espírito Santo. As escrituras nos mostram o caminho verdadeiro e seguro para viver num mundo cheio de incertezas. Você não tem encontrado descanso pra alma, porque você tem buscado na fonte de águas barrentas. Se você se encontra aflito ou abatido nesta noite eu falo pra você viva esta palavra na sua vida hoje e passe a ter direção e propósito em seu caminhar.
         Se você se encontra sem rota e com seu coração entristecido pelas circunstâncias da vida, creia que hoje pode ser o momento e hora da mudança em sua vida, na sua família, em seu ministério, no seu casamento, na sua vida espiritual. Quando você se encontrar triste, deprimido, ansioso, temeroso, duvidoso, aprenda a obedecer aos conselhos de Deus e desfrute o prazer que a palavra de Deus proporciona. Não busque respostas nos livros de auto-ajuda, concentre-se e medite na verdade da palavra. Todas as outras fontes de alegria e prazer, são passageiras e superficiais, mas na Bíblia eu você encontraremos gozo verdadeiro e duradouro.

IV – ILUMINA SEUS OLHOS (V.8B)
         O mundo está na escuridão e essa ausência de luz parece ter afetado a igreja também. Estamos trocando o certo pelo duvidoso, a verdade pela mentira, a santidade pela carnalidade, o amor pelo ódio. Os cristãos na sociedade de consumo estão tratando seus relaciomentos pessoais e com Jesus de forma imoral, imprudente, irresponsável e superficial. O mundo troca de marido/esposa igual se troca de roupa. E nós estamos fazendo a mesma coisa. Casam-se pensando na possibilidade de se separar. Qualquer coisa é motivo para separação.
         Os nossos olhos estão fechados para a palavra de Deus e por isso você tem andado errante nesta vida e nunca se firma na casa de Deus. É sempre inconstante. Sua vida está alicerçada na areia movediça e no lamaçal do pecado e pior nisto tudo e que você anda a passos largos para o abismo e você sabe disso e não está nem aí. A vida é minha e ninguém tem nada a ver com isso.
         Mas isto é um engano meu irmão/irmã seus olhos precisam ser iluminados pela palavra de Deus para que você passe a ter uma viva esperança nos seu coração que o pecado lhe tirou ainda que você pense que não. O que importa não é o que você diz a respeito de você, mas o que Deus diz a seu respeito.
“Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo” AGOSTINHO.

Marco Carvalho


OS BENEFÍCIOS QUE A PALAVRA DE DEUS TRAZ EM NOSSA VIDA - PARTE 1


          Vivemos uma sociedade que se encontra em caos, doente emocionalmente e espiritualmente. A cada dia que passa ficamos assustados com as atrocidades que assistimos pelos meios de comunicação e que presenciamos no nosso dia-a-dia. O mundo tem criado pessoas para consumo e infelizmente em muitos casos temos perdido essa guerra em que a mídia fatura milhões através da dor alheia.
I – RESTAURA SUA VIDA (V.7)
            Em um mundo onde tem imperado a dor e a falta de amor ao próximo, encontraremos consolo somente na palavra de Deus. Aqui, observamos o quanto que as escrituras nos instrui em sua totalidade. Seja no que cremos, no que somos e no que fazemos. A palavra de Deus restaura sua vida porque ela é perfeita. Ou seja, ela é completa, suficiente, inteira. Você pode ter chegado aqui nesta noite com seu coração quebrado, sem perspectiva de vida, casamento ferido, etc. Acredite que Deus pode dar um novo significado e razão de viver se você crer que a palavra Dele pode restaurar você.
         As escrituras têm um alcance abrangente e envolve tudo quanto é necessário para sua vida. A psicologia moderna por mais bem intencionada que seja não tem respondido a contento as mazelas da sociedade. Pois o grande problema da humanidade desde que o mundo é mundo não é existencial mais espiritual. O único remédio que pode curar por definitivo sua alma é a palavra de Deus no seu coração dividindo juntas e medulas e penetrando onde o homem não pode chegar.
         A perfeita lei de Deus, nos afeta por completo. A palavra “alma” neste texto significa o eu, o coração de alguém. A Palavra de Deus é suficiente para restaurar sua vida através da salvação, mesmo aquele que tenha a vida mais arrasada. Deus pode e deseja restaurar você por inteiro nesta noite.

II – ABRE SEU ENTENDIMENTO (V.7B)
            Casos como o de Realengo nos leva a refletir o que leva uma pessoa a realizar algo tão nefasto e perverso contra seu semelhante. Isto faz com que nós como igreja devamos compreender que o mundo está doente, vazio de significado e de relacionamentos superficiais. A igreja que precisa ser sal da terra e luz do mundo parece ter esquecido seu papel profético neste tempo. E infelizmente temos nos acomodado com os valores do mundo sem Deus.
         Em muitos lugares a igreja tem se tornado um lugar de pessoas traumatizadas e feridas emocionalmente e destruídas espiritualmente por homens e mulheres inescrupulosos que em nome de Deus proferem mentiras e enganos sobre a vida dos fiéis. Tem faltado pregação genuína do verdadeiro evangelho de Cristo nos púlpitos de nossas igrejas. Meu amado irmão, minha irmã, a Palavra de Deus precisa produzir no seu coração vida e não morte; esperança e não condenação; paz e não insegurança; graça e não acusação. Essa é a palavra que produz cura para suas angústias, medos e dificuldades que a vida nos apresenta.
         A Palavra de Deus mostra pra mim e pra você o que devemos fazer para servirmos ao Senhor com amor, dedicação, misericórdia, verdade, santidade. Para compreender as escrituras você não precisa ser um teólogo(a), pastor(a), um grande erudito que domine o grego e o hebraico. Não você não precisa disso para entender a Bíblia. O entendimento se dá através do Espírito Santo de Deus em nós. O entendimento é espiritual e não carnal. Graças a Deus por isso. Porque o nosso senhor Jesus derramou sobre a igreja o seu Santo Espírito para nos capacitar a realizar sua obra. Peça sabedoria ao Senhor meu irmão para resolver os questionamentos que tem atrapalhado seu crescimento na presença de Deus. A palavra de Deus transforma uma mente natural em uma mente sábia, com discernimento e a torna hábil em todas as questões da vida. Amém.

Marco Carvalho


O APÓSTOLO, O BISPO E O POVO MARCADO


           Neste final de semana fomos acometidos de mais um round entre os líderes de duas redes de manipulação da fé e milagres da Tv brasileira. Infelizmente o que temos visto nada mais é do que disputa por “almas perdidas” do que o anúncio do evangelho do Reino de Deus. O que mais me espanta nesta disputa mesquinha de poder, é ver o Bispo Universal realizando reportagem encomendada contra o apóstolo Mundial como se o mesmo tivesse moral para falar de enriquecimento ilícito, falcatruas em nome de Deus, roubos, desvios de verbas, ostentação de poder, e tantos outros que poderiam ser citados. Na verdade o que temos visto pelos meios de comunicação é um acusando o outro ao invés de arrependerem-se e voltarem para os caminhos do Senhor e pregarem o evangelho de Jesus.
            O que me entristece é ver pessoas manipuladas por esses que deveriam fazer como o apóstolo Paulo fez em (Atos 20:32-35), onde vemos a atitude de um servo fiel a Deus e a sua palavra. Algo cada vez mais incomum no meio evangélico tupiniquim. Porém, no mesmo capítulo (versos 28- 31) observamos a recomendação que o Espírito Santo deu a Paulo sobre o que viria acontecer quando ele partisse. É o que temos visto com uma frequência cada vez maior em diversas igrejas onde a pregação expositiva foi abandonada, e o que se tem são apenas sermões de autoajuda e canções que enaltecem o ego humano.
            É interessante notarmos que essas pseudoigrejas parecem ter aversão ao que é nacional. Explico. Esses impérios que são erroneamente chamados de igrejas tem algo em comum. Todas elas são universais, internacionais e recentemente mundiais. Só faltam surgir às interplanetárias ou intergalácticas, pois o ego desse pessoal já extrapolou todo o bom senso e o limite do ridículo. É bom notarmos que a ordem do surgimento dessas empresas religiosas ocorreu nesta ordem cronológica: UNIVERSAL, INTERNACIONAL E MUNDIAL. Todas elas com mania de grandeza e ostentação não só pelos nomes que tem mais principalmente pela demonstração de “poder” que cada uma delas proclamam aos borbotões para todo o mundo assistir.
            Acredito que uma canção que nos ajuda a elucidar bem o momento da igreja evangélica em nosso país seja a belíssima canção do cantor e compositor Zé Ramalho que a transcrevo abaixo:
Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, lhe comer.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz.
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz.
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores, tempos idos
Contemplam essa vida, numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo, se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz.
Com lágrimas nos olhos....
Marco Carvalho



8 de março de 2012

A SEGUNDA BABEL Gn. 11:1-9

            O mundo vive uma confusão generalizada. Não é surpresa para ninguém que a história parece estar de cabeça para baixo! O escritor Fernando Sabino, muitos anos atrás tinha um pesadelo recorrente: sonhava com uma manchete de jornal apavorante, em que se lia em letras garrafais: “o inevitável aconteceu!”
            Um dos traços mais terríveis do mundo em que vivemos é normalização do anormal. As pessoas estão se acostumando ao horror, ao erro, à mentira. Nem a política carrega mais aquele despertar das utopias. No muro de uma Universidade em São Paulo, alguém rabiscou o seguinte: “Senhores políticos, por favor, queremos novas mentiras”.
            Hoje é normal ser estranho. Foi publicada em um jornal popular, tempos atrás, a seguinte manchete, que ficou famosa: “Matou a mãe sem motivo justo”. Somos a sociedade das coisas sem sentido. Tudo acontece, mas nada tem sentido. Arnaldo Jabor escreveu que “o cotidiano do nosso país e do mundo é feito de acontecimentos que não acontecem”. A vida humana está perdendo significado a cada nova trivialidade. É a Babel conceitual.
            A fronteira entre humanos e coisas está cada dia menos perceptível. Um grupo de ladrões invadiu um hospital para roubar botox. O corpo humano está virando mercadoria. Silicones que explodem no corpo, animalização sexual que vai desde o fetiche aos aromas afrodisíacos a mil. Imbecilização nacional via BBB ou os virais da net e suas Luízas... E ainda dizem que o homem veio do macaco!!! Como escreveu um jornalista: “macacos são bichos felizes, sem neuroses. Não podemos nos comparar a eles. Seria uma ofensa aos macacos. Se eles falassem, diriam: ‘Humanos não, heim! Humano é a sua mãe!’”
            A única certeza aqui é a constatação de Heráclito: “tudo flui, nada permanece”. Como igreja, fazemos diferença nesse cenário? Sérgio Pavarini disse que “somos o povo das respostas prontas e qualquer ponto de interrogação já abre o apetite dos canibais de cabeça”. O ministério da saúde mental adverte: mergulhar fundo em idéias rasas pode acarretar a paralisia dos pensamentos!
            Fernando Pessoa escreveu algo fabuloso: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. É tempo de ressignificarmos a nossa fé. Deus já está agindo!

1. Deus está babelizando de novo!
            A Torre de Babel é um exemplo bíblico da desconstrução divina. É Deus na contramão. Deus no paradoxo. É o sagrado que se experimenta no oposto, no que não é, no que não se espera. Deus fora das conveniências. A Babel é a história de como Deus esvaziou a pretensão humana de domínio, controle, rivalização, ajuntamento que aniquila diferenças. Deus babelizando é um sinal de que, como igreja, estamos longe do ideal divino da vida: partilha e celebração, o oposto do espírito da Torre. A igreja não é dona absoluta de Deus nem das pessoas. Ela não é uma agência de um céu sob nova direção. É preciso esvaziar-se da pretensão de domínio, da “Síndrome do Cérebro”: personagem de uma série americana sobre dois ratos de laboratório. Cada episódio é caracterizado (tanto no início quanto no final) pela famosa tirada onde Pinky pergunta: "Cérebro, o que faremos amanhã a noite?" e Cérebro responde: "A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!"
A igreja não precisa conquistar o mundo, apenas amar as pessoas!

2. Deus babelizando põe as pedras no lugar!
            Espalhadas! Deus não trabalha com pedras, mas com gente. Em Mt. 16. 18, Pedro precisou aprender essa verdade: “Tu és Pedro...” A questão que intriga é: somos pedra ou gente? A sequência do texto ilumina ainda mais, pois Jesus diz que “as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja”: só o inferno tem portas, a igreja é casa aberta, lugar de gente.
            Vivemos no mundo das pedras. A igreja tem se transformado numa comunidade empedrada. Filhos acinzentados da geografia ficamos emparedados, reféns da mesmice religiosa dos cativeiros dos templos. A missão da igreja acontece na cidade. Entre gente, e não entre paredes. Entre os domingos, e não apenas aos domingos!

Sejamos gente!

3. Deus babelizando transforma a linguagem

            Depois da Babel a comunicação precisou ser ressignificada. É preciso compreender que no Pentecoste, a Babel foi inversa, e a linguagem das confusões foi abolida. O problema é que interpretamos o extraordinário dentro do bizarro e ficamos apenas nas redondezas sem gramática das “línguas estranhas”, e esquecemos que dentro do que ninguém entende, cabe tudo. (Não sou contra a língua espiritual, mas contra tudo que é estranho).
            A linguagem que Deus quer que falemos não é o ininteligível do êxtase sem conteúdo, mas a língua da aproximação, da quebra das distâncias: a língua do afeto para quem está na dor; a língua do amor para quem vive atolado na indiferença; a língua da esperança aos que estão sem horizontes. Qual língua você tem falado por aí?
            Muitos ainda são escravos da língua solta. Estão enquadrados no título de um texto que está num livro de Isaac Babel: “É conversando que a gente se desentende”. Escravos do verbo. Jesus é o verbo que veio para nos ajudar a falar!

É preciso encontrar Deus na confusão da história e sinalizar os tempos de mudanças.

Até mais...

Alan Brizotti

7 de março de 2012

Bíblia, Ciência e Contradições Aparentes (Vern Poythress)


Caros leitores,

Segue um trecho muito claro e útil de Vern Poythress, matemático, teólogo e professor do Westminster nos EUA.
            “Assim, quando encontramos discrepâncias entre a Bíblia e a ciência, precisamos descobrir aonde perdemos o fio da meada. Alguém, em algum lugar, interpretou mal as coisas – seja interpretando mal a Escritura, seja interpretando mal o mundo dos estudos científicos, seja interpretando mal os dois! A tarefa de lidar com discrepâncias pode não ser fácil, porque não sabemos antecipadamente onde os enganos entraram. Será que o engano aconteceu simplesmente por ignorarmos a contra-evidência, ou por ignorarmos leituras alternativas da evidência, ou simplesmente por uma deriva progressiva dentro de uma atmosfera naturalista na qual suposições materialistas excluíram a priori algumas alternativas?
            Em alguma medida os mesmos problemas nos confrontam mesmo dentro de uma única área mais estreita de pesquisa. Na Bíblia, os ensinos de um versículo às vezes parecem contradizer os ensinos de outro. Esses casos merecem tratamento paciente e individual, porque nós não sabemos de cara o que deu errado em nossa compreensão. Da mesma forma, às vezes as teorias em ciência não se harmonizam completamente umas com as outras. Einstein percebeu que as equações de Maxwell para o eletromagnetismo não se harmonizavam com a mecânica Newtoniana. Seu exame dessa discrepância levou a uma revisão da teoria de Newton. Exatamente agora (2006) a teoria quântica de campos não se harmoniza com a relatividade geral, porque a teoria quântica de campos requer uma estrutura fixa de tempo e espaço, ao passo que a relatividade geral requer mudanças contínuas na estrutura do espaço e do tempo conforme são influenciados pela matéria e pela energia. Ninguém sabe exatamente como resolver a discrepância de um modo totalmente satisfatório. “Mas os físicos não desistem de crer que as leis da física são auto-consistentes e harmoniosas em princípio.”

Vern Poythress, Redeeming Science: a God-Centered Approach. Crossway, 2006, p.43.

6 de março de 2012

O lixo Big Brother. Bispo da Igreja se manifesta sobre programa.

Por Dom Henrique Soares, Bispo Auxilias da Arquidiocese de Aracajú-SE

            A situação é extremamente preocupante: no Brasil, há uma televisão de altíssimo nível técnico e baixíssimo nível de programação. Sem nenhum controle ético por parte da sociedade, os chamados canais abertos (aqueles que se podem assistir gratuitamente) fazem a cabeça dos brasileiros e, com precisão satânica, vão destruindo tudo que encontram pela frente: a sacralidade da família, a fidelidade conjugal, o respeito e veneração dos filhos para com os pais, o sentido de tradição (isto é, saber valorizar e acolher os valores e as experiências das gerações passadas), as virtudes, a castidade, a indissolubilidade do matrimônio, o respeito pela religião, o temor amoroso para com Deus.

            Na telinha, tudo é permitido, tudo é bonitinho, tudo é novidade, tudo é relativo! Na telinha, a vida é pra gente bonita, sarada, corpo legal… A vida é sucesso, é romance com final feliz, é amor livre, aberto desimpedido, é vida que cada um faz e constrói como bem quer e entende! Na telinha tem a Xuxa, a Xuxinha, inocente, com rostinho de anjo, que ensina às jovens o amor liberado e o sexo sem amor, somente pra fabricar um filho… Na telinha tem o Gugu, que aprendeu com a Xuxa e também fabricou um bebê… Na telinha tem os debates frívolos do Fantástico, show da vida ilusória… Na telinha tem ainda as novelas que ensinam a trair, a mentir, a explorar e a desvalorizar a família… Na telinha tem o show de baixaria do Ratinho e do programa vespertino da Bandeirantes, o cinismo cafona da Hebe, a ilusão da Fama… Enquanto na realidade que ela, a satânica telinha ajuda a criar, temos adolescentes grávidas deixando os pais loucos e a o futuro comprometido, jovens com uma visão fútil e superficial da vida, a violência urbana, em grande parte fruto da demolição das famílias e da ausência de Deus na vida das pessoas, os entorpecentes, um culto ridículo do corpo, a pobreza e a injustiça social… E a telinha destruindo valores e criando ilusão…

            E quando se questiona a qualidade da programação e se pede alguma forma de controle sobre os meios de comunicação, as respostas são prontinhas: (1) assiste quem quer e quem gosta, (2) a programação é espelho da vida real, (3) controlar e informação é antidemocrático e ditatorial… Assim, com tais desculpas esfarrapadas, a bênção covarde e omissa de nossos dirigentes dos três poderes e a omissão medrosa das várias organizações da sociedade civil – incluindo a Igreja, infelizmente – vai a televisão envenenando, destruindo, invertendo valores, fazendo da futilidade e do paganismo a marca registrada da comunicação brasileira…

            Um triste e último exemplo de tudo isso é o atual programa da Globo, o Big Brother (e também aquela outra porcaria, do SBT, chamada Casa dos Artistas…). Observe-se como o Pedro Bial, apresentador global, chama os personagens do programa: “Meus heróis! Meus guerreiros!” – Pobre Brasil! Que tipo de heróis, que guerreiros! E, no entanto, são essas pessoas absolutamente medíocres e vulgares que são indicadas como modelos para os nossos jovens!

            Como o programa é feito por pessoas reais, como são na vida, é ainda mais triste e preocupante, porque se pode ver o nível humano tão baixo a que chegamos! Uma semana de convivência e a orgia corria solta… Os palavrões são abundantes, o prato nosso de cada dia… A grande preocupação de todos – assunto de debates, colóquios e até crises – é a forma física e, pra completar a chanchada, esse pessoal, tranqüilamente dá-se as mãos para invocar Jesus… Um jesusinho bem tolinho, invertebrado e inofensivo, que não exige nada, não tem nenhuma influência no comportamento público e privado das pessoas… Um jesusinho de encomenda, a gosto do freguês… que não tem nada a ver com o Jesus vivo e verdadeiro do Evangelho, que é todo carinho, misericórdia e compaixão, mas odeia o fingimento, a hipocrisia, a vulgaridade e a falta de compromisso com ele na vida e exige de nós conversão contínua! Um jesusinho tão bonzinho quanto falsificado… Quanta gente deve ter ficado emocionada com os “heróis” do Pedro Bial cantando “Jesus Cristo, eu estou aqui!”

            Até quando a televisão vai assim? Até quando os brasileiros ficarão calados? Pior ainda: até quando os pais deixarão correr solta a programação televisiva em suas casas sem conversarem sobre o problema com seus filhos e sem exercerem uma sábia e equilibrada censura? Isso mesmo: censura! Os pais devem ter a responsabilidade de saber a que programas de TV seus filhos assistem, que sites da internet seus filhos visitam e, assim, orientar, conversar, analisar com eles o conteúdo de toda essa parafernália de comunicação e, se preciso, censurar este ou aquele programa. Censura com amor, censura com explicação dos motivos, não é mal; é bem! Ninguém é feliz na vida fazendo tudo que quer, ninguém amadurece se não conhece limites; ninguém é verdadeiramente humano se não edifica a vida sobre valores sólidos… E ninguém terá valores sólidos se não aprende desde cedo a escolher, selecionar, buscar o que é belo e bom, evitando o que polui o coração, mancha a consciência e deturpa a razão!

            Aqui não se trata de ser moralista, mas de chamar atenção para uma realidade muito grave que tem provocado danos seríssimos na sociedade. Quem dera que de um modo ou de outro, estas linha de editorial servissem para fazer pensar e discutir e modificar o comportamento e as atitudes de algumas pessoas diante dos meios de comunicação.